segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A natureza em busca da cor


Está acontecendo desde o dia 12.08.2008 e terminará no dia 05.10.200, a exposição de artes do renomado artista plástico, Jenner Augusto (1924-2003) no Palacete das Artes Bahia, de tema "A natureza em busca da cor" reunindo em torno de 100 obras do pintor. A entrada é franca.


A arte imita a vida. Isso é fato, e não foi diferente com Jenner Augusto. Artista sergipano, mas integrante da renovação das artes plásticas na Bahia e com explícita influência de Portinari em suas obras, Jenner mostra uma arte dividida em fases.


Suas fases mais conhecidas são as entituladas "As lavadeiras do Abaeté", "Retirantes" e "Flagelados do Nordeste", demostrando uma obra mais engajada e denunciante marcada por cores vibrantes e vivas. sua obra é paisagística: oscila entre o figurativo e o abstrato.





Postado por Milayne Lanayra

Carybé & Verger - Gente da Bahia


Casa Cor Bahia 2008 traz um motivo a mais para o público prestigiar a mostra: é a exposição Carybé & Verger - Gente da Bahia, extraída do livro homônimo, que estará em cartaz no Clube Iquine de Arte. O espaço, assinado pelos arquitetos Bruno Sgrillo e Marcelo Mello, reunirá as coloridas ilustrações de Carybé e as fotografias em preto e branco de Pierre Verger -artistas que desenvolveram uma amizade de 50 anos e contribuíram para a preservação e divulgação da cultura afro-baiana. Promovida pela Tintas Iquine, a exposição poderá ser visitada de 19 de setembro a 26 de outubro, de terça a sábado, das 16h às 22h e aos domingos, das 16h às 21h, no Hotel Tropical da Bahia. O valor do ingresso é R$ 25 (preço único).
Posta Mara Tchandra

Show de Jorge Ben Jor


No dia 11 de outubro Salvador vai sacudir ao som do samba rock de Jorge Ben Jor que vai animar a festa a partir das 21h. No repertório do show, além de músicas do seu mais recente álbum Recuerdos de Asunción 443, Ben Jor apresenta os grandes sucessos de sua carreira como W (W/Brasil), Balança Pema, Chove Chuva, Filho Maravilha, Mas que Nada, Menina Mulher da Pele Preta, País Tropical e Taj Mahal, entre outras. Além da apresentação de Ben Jor, a noite ainda vai contar com show de Jau e as pick ups do DJ Bandido, botando o público para dançar com o melhor do samba rock.





Posta Mara Tchandra

Mais de 30 mil pessoas prestigiam a tradicional Festa do Vaqueiro de Jaguara



Um público recorde de aproximadamente 30 mil pessoas participou dos três dias da XXIII Festa do Vaqueiro de Jaguara, o mais tradicional evento do gênero da região de Feira de Santana. Moradores do distrito e muita gente de fora, principalmente de cidades próximas e de outros estados, como Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais e de São Paulo, curtiram a valer com as manifestações artístico-culturais, tendo como o ponto alto da festa o domingo [28/09], quando da realização da missa e o desfile de vaqueiros, sendo premiados os nove primeiros mais caracterizados, com vestimentas cem por cento de couro.“Foi uma festa para todos os gostos, proporcionando diversão, paquera, negócios e a oportunidade de rever os parentes e amigos”, sintetizou Juscelino Carvalho Pereira, filho da terra e colaborador na organização da festa, sendo inclusive presidente da comissão em 2005. Leia mais;


Posta Mara Tchandra
materia e foto: Jorge Magalhães

sábado, 27 de setembro de 2008

EXPOSIÇÃO FOTOGRÀFICA DOMINGO NO PARQUE



"O Shopping mergulhou no universo do tropicalismo para criar a Exposição Fotográfica Domingo no Parque, em cartaz na Praça Helena Assis (em frente a loja C&A), com a estética da pop art, uma das características do movimento. Todas as fotografias ganharam um tratamento especial na busca de um resultado de cores que retratassem bem a atmosfera transgressora e irreverente do power-flower, do final dos anos 60 aos meados dos 70. Nas fotografias, os modelos surgem com atitude e roupas que remetem ao tropicalismo, com muitas cores, formas geométricas e muitas referências do movimento hippie.
A mostra não só consegue expressar a atitude daquela época, mas mostrar que muitas referências da moda continuam bem atuais. A Exposição Fotográfica Domingo no Parque permanecerá até o dia 05/10. "
Por: Madalena Lôbo

Exposição de dobraduras de papel em Salvador.



Borboletas, pássaros, pavões e estrelas de papel compõem a exposição. O trabalho de Sérgio Diaz, que reúne 20 dobraduras utilizando a técnica milenar japonesa, apresenta uma profusão de cores e formas. As peças são ornamentas com bijuterias, franjas e cristais harmonicamente aplicados.


Evento: Origami: as dobras que formam


Data: 1/9/2008 a 28/9/2008


Local: Teatro Gamboa Nova


Endereço: Largo dos Aflitos, ao lado do Quartel dos aflitos. Salvador -Ba


Horário: De quinta a sábado, das 19h às 21h e aos domingos, das 16h às 19h.


Valor: Entrada gratuita


Mais Informações: 3329-2418






Por: Madalena Lôbo

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Show Beneficente Bicho Feliz


Dia 3 de outubro acontecerá no Cuca o Evento Beneficente Bicho Feliz.
Evento criado pela Associação Protetora dos Animais (APA).
As atrações serão 11 artistas da terra, entre eles Lenno, Sandro Penelu, Banda Maria vai com os outros, Goretti Figueiredo.

Valor 5 reais
Interessados em doações podem levar um saco de ração para ajudar.

Horário: 19:00h

Mais informações: (75) 3603-9141
(75)3221-4796
(75)3481-6108
Postado por: Madalena Lôbo

Emoção na reabertura do Teatro Municipal Margarida Ribeiro






A noite de quinta-feira, 25 de setembro, foi realmente um dia marcante para a cultura de Feira de Santana, com a re-inauguração do Teatro Municipal Margarida Ribeiro, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. 'É realmente gratificante que este espaço esteja sendo reaberto', era o sentimento comum dos presentes.O fato foi marcante porque mantém a denominação de Margarida Ribeiro, tão cara à comunidade artística de Feira de Santana, que sempre lutou por um espaço digno para apresentações cênicas. Também porque a propósito, foi marcada a data de aniversário de Egberto Tavares Costa, que se estivesse vivo completaria 63 anos. Ele nomina a Fundação Cultural Municipal que administra o espaço. Leia mais...



Postado por: Mara Tchandra

Fotos e Textos de Jorge Magalhães.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

28° Bienal de São Paulo - Arte rumo ao Futuro


Há 57 anos, a Bienal de São Paulo trás grandes obras ao público. Tendo início em Outubro de 1951, introduziu o Brasil na rota dos grandes festivais modernos e caminha agora para a 28ª edição, que acontecerá entre 26 de Outubro e 06 de Dezembro deste ano.


Um pouco de História: Com a missão de promover o primeiro encontro de artes aqui no Brasil, a Socialite Yolanda Penteado (1903-1983), foi à Europa para reunir grandes obras. Depois de muito tentar, conseguiu o apoio de André Malraux (1901-1976), escritor francês de assuntos políticos e culturais e conveceu também o pintor cubista Pablo Picasso (1881-1973) à expor suas obras. O Festival até agora, reuniu em 27 edições, 57 mil obras, realizadas por 10 mil artistas, para um público de 6,5 milhões de pessoas. Uma das novidades esse ano, será um andar completamente vazio, com a idéia de fazer o público refletir sobre o futuro da arte.
Para saber mais:
Por: Milayne Lanayra
Obra de Yves Klein, exposta na 27ª Bienal de São Paulo.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Exposição do Barroco Reiventado




No dia 01 de setembro, o Museu de Arte Moderna da Bahia recebe a exposição Barroco Reinventado, de Iuri Sarmento, na Capela do Museu. O artista mineiro residente em Salvador faz uma releitura do barroco a partir da sua memória e experiências pessoais, em pinturas e esculturas. Integrando a programação da exposição, o Núcleo de Arte e Educação do MAM promove uma visita guiada aberta ao público, com a participação do próprio Iuri Sarmento, no dia 03 (quarta), às 16h. A visitação de Barroco Reinventado acontece entre os dias 02 e 28 de setembro.
Exuberante em cores e em referência simbólica, o trabalho de Iuri Sarmento leva o expectador a um passeio entre o passado e o presente, quando rememora o barroco e lhe introduz traços da cultura pop. Barroco Reinventado, exposição que tem curadoria de Solange Farkas e produção do MAM, em parceria com a Galeria Paulo Darzé, traz cerca de 20 peças entre esculturas e pinturas. Nestas, Iuri recria azulejarias, em acrílico sobre tela. Também traz trabalhos com temática religiosa, em mosaico de cores.








Por Mara Tchandra

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Biblioteca Central promove campanha de doação de livros infantis


"A Universidade Estadual de Feira de Santana, através da Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC), está promovendo a Campanha de Doação de Livros e Revistas Infantis. A iniciativa visa enriquecer bibliotecas comunitárias que atendem crianças carentes.
A distribuição acontecerá em outubro, como parte das comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (entre os dias 23 e 29), conforme salienta Isabel Cristina Santana, diretora da BCJC. “A Leitura faz Crescer. Todos devem colaborar para que as crianças cresçam lendo”, salienta."


Por: Madalena Lôbo

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Feira de Santana completa 175 anos: rumo à metrópole


“Ao completar 175 anos de emancipação política, Feira de Santana está sendo preparada enfrentar os desafios inerentes às metrópoles”, avalia o prefeito José Ronaldo de Carvalho. “O caminho é longo e difícil. Mas várias barreiras foram vencidas. E vamos vencer outras que surgirão pela frente. Afinal, Feira tem a vocação não de cidade grande, mas de metrópole”.

Na opinião do prefeito, o município não vai demorar muitas décadas, caso continue com o atual ritmo de crescimento populacional, chega a um milhão de habitantes. “O município, não apenas a cidade, deve estar preparada para as demandas que a sua população, que deverá ser, no mínimo, o dobro da atual. São várias as ações que estão sendo feitas agora que pavimentarão esta transição”.A população de Feira, de acordo com o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] se aproxima de 600 mil. Mas, como cidade pólo de uma grande região, este número diário, devido aos processos migratórios temporários, passa os dados estatísticos oficiais. “Somos um município que forte característica interiorana, mas que está voltado para o futuro. Esta mistura de comportamento gera o feirense nato”, diz o prefeito.Não há dúvidas, analisa o prefeito, que vivemos uma época de prosperidade. “Nos últimos anos muito foi feito. Mas, para um futuro ainda melhor, muito ainda deverá ser construído. É o desafio das futuras administrações”. Ele cita os viadutos que foram inaugurados ou que estão em construção, como equipamentos que modelarão o novo perfil urbano.“Ainda somos uma cidade em fase de crescimento”, analisa José Ronaldo. “Temos um potencial imenso ainda a ser explorado. Temos um povo apaixonado pela cidade e gestores públicos comprometidos com o futuro da Princesa do Sertão, como bem a definiu o político baiano Ruy Barbosa, encantado com a sua beleza”. O comércio foi desde sempre a vocação econômica de Feira. No início foram as boiadas. Depois, o comércio informal, o formal. Ainda é o maior arrecadador de ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] do interior do estado. Mas nos últimos anos a economia foi modernizada com a chegada das indústrias, que geram milhares de empregos diretos e indiretos.“Nos organizamos para oferecer condições para que estas empresas aqui se instalassem”, afirma o
prefeito. Milhões de dólares foram empregados na construção destas unidades, como a Nestlé, a Yamazaki, a ampliação da Pirelli, a Bioóleo, a Vonder, a Kablin, a ampliação da Belgo Bekaert, a Vipal, a Standard Tyres, a Góoc, entre muitas outras”. A circulação de ativos no comércio informal da cidade também é considerado muito grande. “É uma cidade comercial por exelência”.




Por:Mara Tchandra
Foto: Jorge Magalhães

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Show do grupo 14 BIS, no Teatro Castro Alves


O grupo 14 BIS chega a Salvador para duas apresentações dentro da programação do projeto MPB Petrobras. Nos dias 20 e 21 de setembro, às 20 horas, o grupo sobe ao Palco Principal do Teatro Castro Alves para mostrar as canções do seu primeiro DVD, gravado ao vivo no final de 2006, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Um repertório de sucessos marca a trajetória da banda que vai mostrar canções como "Caçador de Mim", "Todo Azul do Mar", "Bola de Meia, Bola de Gude", "Canção da América" e "Espanhola", dentre outras.

O grupo, desde a saída de Flávio Venturini, um dos seus fundadores, mantém a formação original e conta com os músicos Sérgio Magrão, Vermelho, Claudio Venturini e Hely Rodrigues. E como convidado especial, o músico Sergio Vasconcelos. No show de abertura a cantora baiana Nana Meireles.
Por: Mara Tchandra

Cuca promove 14 horas de arte e cultura – próxima sexta-feira


"Os 13 anos de existência do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) serão comemorados em 19 de setembro, com 14 horas de arte e cultura. Atividades variadas, incluindo música, dança, teatro, cinema, artes plásticas, literatura e ciência, vão movimentar o Cuca a partir das 8 horas. A programação estende - se ainda ao espaço da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e à praça da Matriz, em mais um Aberto do Cuca, evento cuja proposta é abrir o espaço para a comunidade, oferecendo arte e cultura durante todo o dia."


Foto: Edvan Barbosa



Por: Madalena Lôbo

Domingo ao som de muito metal


No ultimo domingo 14, os moradores de Feira de Santana se divertiram ao som de muito metal (estilo semelhante ao rock). Com as bandas Atheistc (Dark Symphonic Black Metal- Minas Gerais), Deep Silence (Doom Metal- Salvador), Human (Heavy Metal - Feira de Sanatana), Hate Devastation (Death Metal – Camaçari) e Putrefação (Death Metal – Salvador).
Apesar do visual rebelde que os “metaleiros” utilizam nos shows é raro ver alguma briga. Quem foi ao Espaço Nobre prestigiar o evento pode se deliciar com um som de alta qualidade; guitarras bem trabalhadas, baixos bem tocados, baterias de alta adrenalina, teclado apaixonante e guturais, rasgados e covers perfeitos
A banda Athesitc, uma das bandas mais esperadas abrirá dia 20 de setembro o show da banda Holandesa Épica, uma das bandas de metal mais queridas e famosas no Brasil, talvez devido à simpatia de sua vocalista, a belíssima ruiva Simone Simons.
Informações do show do Épica no Brasil.
Materia: Madalena Lôbo

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A XXXIII Expofeira, recebeu linhas de financiamentos dos bancos BB E BN


Principais agentes financeiros oficiais, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste disponibilizaram todas as linhas de créditos especiais para financiamentos de animais e equipamentos durante a XXX Exposição Agropecuária de Feira de Santana [Expofeira]. A mostra ocorre no período de 7 a 14 de setembro, no Parque de Exposição João Martins da Silva, na BR-324.Atento à crescente demanda do agro-negócio na região, o Banco do Nordeste estará presente durante a mostra agropecuária disponibilizando recursos para todas as necessidades dos produtores rurais. São investimentos que serão promovidos através de linhas de crédito específicas para atender a cada setor, com juros especiais.O gerente geral do Banco do Nordeste, Elton Chagas Mendes, explica que a depender da demanda, o agente financeiro está preparado para atender todos os investidores do agro-negócio. “Para este ano, a de aplicação é de R$ 45 milhões, sendo que através da Expofeira podemos atingir entre R$ 20 milhões a R$ 25 milhões em função da expectativa de novos negócios”, destacou.O gerente Luiz Ribeiro Mendonça explica que o Banco do Brasil colocará todas as linhas de crédito à disposição para os investidores durante a mostra agropecuária. São linhas com juros especiais visando impulsionar o agro-negócio e criar novas oportunidades de investimentos para os produtores rurais. Maior mostra agropecuária do interior da Bahia, a Expofeira se consolida como uma vitrine para o agro-negócio de toda a região, oportunizando a recomposição de rebanhos de bovinos, eqüinos, caprinos e ovinos de alta linhagem genética e também a inserção de tecnologia nas propriedades rurais. [Ronaldo Belo]


Por: Mara Tchandra

VOZES DA TERRA: Descobrindo talentos



Pela oitava vez, será realizado o Festival de música VOZES DA TERRA em Feira de Santana. As inscrições começaram a serem feitas na última segunda e seguirão até dia 03 de Outubro no paço Municipal Maria Quitéria.
Maiores informações
Por: Milayne Lanayra

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Corrida de carroça marca o feriado de 7 de setembro

Um grupo de carroceiros em Feira de Santana há 20 anos aproveitam o feriado para disputar, de maneira divertida, uma corrida utilizando seu material de trabalho: a carroça. O vencedor leva nada menos que um saco de milho para agradar o animal e uma bicicleta para o carroceiro.
A disputa começou por volta das 10 horas e contou com cerca de 30 carroceiros, vindos de diversos bairros da cidade, que aproveitaram para trazer familiares para torcer e se divertir, já que o dia-a-dia destes profissionais é tirar o sustento do transporte de cargas através da milenar tração animal.De acordo com o coordenador do evento, Marcos Aurélio Ferreira, a corrida teve inicio quando um grupo de quatro carroceiros cansados das constantes brigas motivadas pelo namoro de colegas com suas irmãs, decidiram disputar uma corrida onde o vencedor poderia namorar normalmente as irmãs dos perdedores.

“Eles viviam brigando porque um pegava a irmã do outro e isto gerava muitas brigas então eles resolveram fazer a disputa para ver quem era o melhor”, explicou.


Por: Mara Tchandra

domingo, 7 de setembro de 2008

Independência do Brasil


Ocorreu hoje, dia 07 de setembro de 2008, na Avenida Presidente Dutra o desfile em comemoração a Independência do Brasil.
O desfile teve inicio as 8:30h com a participação da policia militar, civil, federal, corpo de bombeiros, taxistas, moto boys, grupos religiosos e ate desfile de fuscas, um dos mais comentados pelo publico presente.
O publico presente pode assistir a belíssimas apresentações, que duraram durante toda a manhã. As crianças vestidas de policias, bombeiros fizeram o publico presente refletir sobre aquela velha frase que diz : “As crianças são o futuro da nação.” Elas ganharam destaque nas apresentações e no numero de fleches dos fotógrafos presentes.

Matéria e fotos: Madalena Lôbo

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Conhecendo o sistema cultural de seu Estado

Com o objetivo de promover a institucionalização e fortalecer as relações existentes entre as instituições Culturais públicas do Estado da Bahia, foi criado o sistema Cultural do Estado, com projeto apresentado na assembléia do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, em Julho do ano passado.

O Sistema requer de interligações entre programas culturais promovidas pelos campos municipal e estadual, especialmente das fundações e autarquias vinculadas a Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) – Fundação Pedro Calmon (FPC), Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB). Promovendo, dessa forma uma ação conjunta entre governo e sociedade.

Maiores informações: http://www.cultura.ba.gov.br/

Por: Milayne Lanayra